Seguidores

domingo, 23 de janeiro de 2011

Modelos de crachás





















Of!!! De educador e louco todo mundo tem um pouco!
A gente não sossega nem mesmo nas férias...
Olha quantas sugestões boas para confeccionar crachas 
de identificação dos alunos. Muitos fofos não é mesmo?
É isso que nos move, esse entusiasmo!
Vamos lá, mãos à obra!

                                                            Trabalhando com crachás





Sugestões de atividades com crachás (nomes)

Espalhar os crachás no meio da sala e pedir para que os alunos procurem qual é o seu;

Misturar os crachás no chão, para que separem os nomes dos meninos dos nomes das meninas;

Separar os crachás cujos nomes comecem com a mesma letra;

Separar os crachás que terminem com a mesma letra;

Usar os crachás para fazer a chamada diária;

Separar os crachás cujos nomes tenham o mesmo número de letras;

Colocar os nomes em ordem alfabética;

Contar a quantidade de vogais e consoantes do nome;

Observar se há repetição de letras;

Escrever novas palavras com as letras do nome;

Trabalhar com alfabeto móvel, para que cada aluno monte o seu nome e dos colegas;

À partir do nome escrito numa folha de papel:

_ pedir para que a criança ilustre cada letra;

_ dobre a folha ao meio e recorte acompanhando o contorno das letras... que bicho será que vai dar???

_ Inventar uma historinha do bicho que deu no recorte do nome... Montar um mural com os desenhos formados... e com o nome escrito pela criança!!!
O TRABALHO COM O NOME PROPICIA...
trabalho com nome propicia ao aluno:



Diferenciar letras e desenhos;

Diferenciar letras e números;

Diferenciar letras, umas das outras;

Refletir sobre a quantidade de letras usadas para escrever cada nome;

Refletir sobre a função da escrita dos nomes: para marcar trabalhos, identificar materiais, registrar a presença na sala de aula (função de memória da escrita) etc;

Sistematizar a orientação da escrita: da esquerda para a direita;

Entender que se escreve para resolver alguns problemas práticos;

Conhecer o nome das letras;

Ter contato com amplo repertório de letras (a diversidade e a quantidade de nomes numa mesma sala);

Desenvolver as habilidades grafo-motoras;

Contato com fonte de consulta para escrever outras palavras.

O desenvolvimento das atividades seguintes deve orientar-se no sentido de despertar na criança a curiosidade e o desejo de conhecer o significado da palavra escrita e a compreensão do seu uso social.
ATIVIDADES PARA O TRABALHO COM O NOME

ATIVIDADES COM O NOME


Achar o seu crachá que estará embaralhado no meio da roda e colocar no quadro de pregas de letras de acordo com a inicial do nome, os crachás restantes deverão ser contados, pois são os alunos ausentes.



Batata – Quente, onde todos em roda ouvem uma música, enquanto vai passando um objeto qualquer, ao parar a música quem estiver com o objeto deverá dizer o seu nome, pegar o seu crachá no meio da roda, identificando-o dentre os demais e guardá-lo no quadro de pregas, na respectiva inicial;
Todos em roda, em pé, recebem um crachá qualquer, ao sinal da professora cada um deverá ir em busca de quem está com o seu crachá, ao encontrar troque de crachá e coloque-o no quadro de pregas;
Escolher no meio da roda um crachá de um amigo e entregá-lo ao seu dono que deverá guardá-lo no quadro de pregas.
Cada um ao chegar, deverá localizar o seu crachá na mesa, escrever seu nome na lousa e guardar o crachá no quadro de pregas, contaremos quantas crianças vieram e quantas faltaram

Cada um deverá pegar o seu crachá que estará no meio da roda, então cada um contará a quantidade de letras que tem o seu nome e deverá encontrar amigos que tem a mesma quantidade de letras, os crachás serão guardados na ordem crescente da quantidade de letras, isto é, do nome menor para o maior;
Cada um pega o seu crachá no quadro de pregas e andam aleatoriamente pela sala. Ao sinal da professora, deverão fazer uma cobra colocando os crachás em ordem alfabética observando a letra inicial, falar onde mais usamos esta ordem (agenda telefônica, dicionário, lista da escola, etc.);

Utilizar crachás para fazer uma lista fixa de nomes, dentro da sala, em ordem alfabética, onde cada um colará o seu nome;
Bingo - utilizar o crachá para brincar bingo, de forma que cada aluno recebe uma tira quadriculada de papel de acordo com a quantidade de letras que diz ter o seu nome, registra o mesmo com uma letra em cada quadrado. Na hora do bingo ao ser sorteada sua letra, este quadrado deverá ser pintado;
Bingo com cartelas contendo mais de um nome.
OBS: a maioria das atividades propostas àcima só poderá ser feita com alunos que estejam em nível da pré- alfabetização ( 5 à 6 anos ou 6 à 7 anos) dependendo do nível de aprendizagem da turma. 

2 comentários:

Anônimo disse...

eu adorei estes crachás pois vou coloca os nomes dos meus alunos do berçario,

Anna Beatriz disse...

OI Eu tenho 11 Anos e estava procurando crachas para o meu grupo pq vou fazer um trabalho eu ameiii vc me ajudou muito !! obrigado

Postar um comentário

PODERÁ GOSTAR TAMBÉM: